Queijo e vinho! Três dicas de harmonização

Queijo e vinho! Três dicas de harmonização

O queijo é um dos melhores amigos do vinho! Confira a seguir 3 dicas de harmonização!

Mais antes, o que podemos dizer que é Harmonização? é a combinação perfeita entre o vinho e a comida. O termo técnico a que essa definição se refere é harmonização enogastonômica. Para conseguirmos esse resultado é necessário encontrar um equilíbrio entre os sabores do prato e do vinho, para que um não sobressaia ao outro.

 

Vinhos tintos intensos combinam melhor com queijos envelhecidos!

Ao longo do tempo os queijos perdem água e o sabor fica mais concentrado! Por isso queijos envelhecidos combinam mais com vinhos igualmente potentes que possuem uma grande concentração de taninos. Um Nero d’Avola, por exemplo, harmonizaria muito bem com um Pecorino envelhecido por um ano!

 

Quanto mais forte o aroma, mais doce deverá ser o vinho!

Vinhos doces ajudam a equilibrar queijos “cheirosos” e potentes, amenizando o aroma como também irão aumentar a sensação de cremosidade no paladar! Igualmente, a fragrância marcante do queijo irá equilibrar a doçura do vinho. Uma combinação clássica: O vinho Sauternes com Roquefort!

Espumantes e queijos macios, combinação perfeita!

A alta acidez e quantidade de gás carbônico ajuda a limpar o paladar após comer um queijo macio e grudento. Recomendamos um Cava Codorníu Clasico Brut para harmonizar com Camembert!

 


A Adega Bartolomeu possui mais de 400 rótulos vindos de diversos países produtores, como Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França, ItáliaPortugal, Grécia, Austrália, Estados Unidos, Líbano e África do Sul e nosso objetivo é trabalhar com os melhores rótulos do mercado através de uma articulada rede de compras e importação. Nossa equipe de atendimento atua de forma profissional e eficiente para enviar a você seu produto com rapidez e segurança para qualquer cidade do Brasil.

Conheça nosso portfólio de vinhos e caso tenha dúvidas sobre nossos produtos converse com nosso sommelier online.

Fale Conosco: +55 (62) 3215-4500
Nosso WhatsApp: +55 (62) 99642-6548

Assuntos relacionados:
#vinhos #vinhotinto #vinhobranco #vinhorose #euamovinho #uvas #parreiras #vinhochileno #vinhouruguaio #vinhoespanhol #vinhofrances #vinhoitaliano #vinhoportugues #vinhoargentino #adegabartolomeu  

4 thoughts on “Queijo e vinho! Três dicas de harmonização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.