Fatos Surpreendentes sobre o Vinho Tinto

O vinho é uma das bebidas que mais une as pessoas pelo mundo, já que ele é muito bem vindo em happy hour com os amigos, jantares e até mesmo reuniões.

 

O vinho é uma das bebidas que mais une as pessoas pelo mundo, já que ele é muito bem vindo em happy hour com os amigos, jantares e até mesmo reuniões. Agora imagina você, em uma dessas ocasiões, contando várias curiosidades sobre esta incrível bebida! Além de impressionar a todos com seu conhecimento, você mergulharia de cabeça em um mundo culturalmente rico.

 

O vinho possui uma história muito antiga e cheia de curiosidades, inclusive, algumas pouco conhecidas. Confira!

 

OS CHINESES SÃO OS MAIORES CONSUMIDORES DE VINHO TINTO DO MUNDO

Eles ultrapassam os países europeus. Em 2014, os chineses chegaram a consumir 1,86 bi de garrafas de vinho tinto. A China aumentou o consumo da bebida em 136% em apenas cinco anos.


São necessárias 300 uvas para produzir uma garrafa de vinho

A matemática é simples: um hectare de videiras tem mais ou menos 1.200.00 bagos de uvas, que produzem em torno de 33 barris de vinho. Se dividindo esse número, podemos chegar ao número aproximado de 300 uvas por rótulo. Surpreendente, não é?

 

Beber vinho tinto em moderação pode ser benéfico para a sua saúde!

Devido à grande quantidade de antioxidantes, beber vinho tinto em doses moderadas pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. A maior parte destes benefícios vem dos taninos encontrados nos vinhos!


Alguns vinhos são melhores do que outros para a saúde.

Alguns vinhos, como os que utilizam as uvas Cabernet Sauvignon tem uma quantidade maior de taninos do que os vinhos Tannat ou Sagrantino, por exemplo. Por esta razão, em geral vinhos secos são mais benéficos do que vinhos doces!


O vinhos tinto jovem é mais saudável do que um mais velho.

Muitos vinhos ficam bem mais saborosos com a idade, mas geralmente os tintos mais jovens contém mais taninos!


O vinhos tinto envelhece mais devagar do que um vinho branco.

Também devido à maior concentração de taninos que agem como antioxidantes e conservantes, os vinhos tintos demoram mais tempo para envelhecer do que os vinhos brancos!


Uvas vermelhas podem ser usados para produzir vinhos brancos!

A cor do vinho vem da casca da uva e não das polpas! Desta forma, somente é necessário que não haja contato com as cascas no estágio de fermentação para elaborar um vinho de coloração branca.

 

É preciso esperar entre 4 e 5 anos para colher as primeiras uvas

Os vinhedos são projetados de acordo com a produção que existirá no local. Sendo assim, o agrônomo define quantas fileiras de vinhas são necessárias e qual a distância ideal entre elas.

 

Somente nobres e sacerdotes podiam consumir vinho

Os egípcios tinham o hábito de bebê-lo em rituais de oferendas aos mortos e aos deuses, por isso, o consumo do vinho foi limitado aos nobres e sacerdotes.

 

O vinho doce não tem açúcar

Um vinho de sobremesa pode ser doce por vários motivos: pela uva extremamente madura ou tangida por fungos específicos, e até mesmo por se tratar de um vinho de gelo. Como todos esses processos são naturais, não existe adição de açúcar. Os vinhos que levam açúcar são os suaves.

 

A garrafa de vinho mais antiga do mundo é de 325 a.C

Encontrada durante uma escavação na Alemanha, em 1867, um litro e meio da bebida foi achada em uma tumba romana. E o melhor de tudo: ela ainda está fechada! Bizarro, não?


As uvas tintas produzem ótimos vinhos brancos e rosés

É a casca da uva que dá cor ao vinho. Se, durante a fermentação, ela não tiver contato com o líquido, é possível produzir vinhos brancos e rosés com as uvas tintas. Como resultado disso, temos os Malbecs e Pinots Noirs brancos.

 

O vinho praticamente está presente em toda a Bíblia

Somente no livro de Jonas não há referências sobre a bebida.

 

A América do Norte era considerada a terra do vinho

Quando os vikings nórdicos chegaram ao local e perceberam a grande quantidade de videiras, rapidamente apelidaram o lugar de terra do vinho.

 

O vinho verde não é verde

Às margens do Minho, em Portugal, há uma região chamada Vinho Verde, que dá nome ao vinho, que pode ser branco, tinto ou rosé, mas nunca verde!

 

Nem todo espumante é Champagne

Muitas pessoas chamam os espumantes de Champagne, porém vale lembrar que não é bem assim. A única exceção é o espumante fabricado na província de Champagne, na França.

 

Você conhece outras curiosidades sobre o vinho, além dessas que citamos? Queremos saber! Conte nos comentários e siga nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre os vinhos!

 

 

 


A Adega Bartolomeu possui mais de 400 rótulos vindos de diversos países produtores, como Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França, ItáliaPortugal, Grécia, Austrália, Estados Unidos, Líbano e África do Sul e nosso objetivo é trabalhar com os melhores rótulos do mercado através de uma articulada rede de compras e importação. Nossa equipe de atendimento atua de forma profissional e eficiente para enviar a você seu produto com rapidez e segurança para qualquer cidade do Brasil.

Conheça nosso portfólio de vinhos e caso tenha dúvidas sobre nossos produtos converse com nosso sommelier online.

Fale Conosco: +55 (62) 3215-4500
Nosso WhatsApp: +55 (62) 99642-6548

Assuntos relacionados:
#vinhos #vinhotinto #vinhobranco #vinhorose #euamovinho #uvas #parreiras #vinhochileno #vinhouruguaio #vinhoespanhol #vinhofrances #vinhoitaliano #vinhoportugues #vinhoargentino #adegabartolomeu  

2 thoughts on “Fatos Surpreendentes sobre o Vinho Tinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.