Os que estão começando devem ter em mente que será necessário algum tempo de estudo a seco para entender um pouco da história, geografia, evolução e preparo da bebida

Aprendendo a trabalhar com o vinho

Para aprender a trabalhar com o vinho, os enófilos iniciantes, o leque de opções é grande, variando desde os cursos de iniciação ao mundo do vinho que estão hoje por toda a parte até as degustações dirigidas por

grandes conhecedores, produtores e sommeliers. A SBAV (Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho), por exemplo, que foi criada em 1980, promove cursos desde básicos até avançados e ainda muitos eventos relacionados ao vinho, como viagens a regiões vinícolas e diversas interações entre a bebida, a comida e a cultura. A ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) também oferece cursos recreacionais.

Os que estão começando devem ter em mente que será necessário algum tempo de estudo a seco para entender um pouco da história, geografia, evolução e preparo da bebida – só o suficiente para dar uma base sobre aquilo que vai ser degustado. Depois de um curso básico é importante buscar as degustações dirigidas e até mesmo formar um grupo próprio de estudo – uma confraria, por exemplo -, que, além de ser uma reunião muito agradável, possibilita a troca de impressões e o compartilhamento de garrafas de valores e procedências diversas, sem que isso pese demais no bolso.

Outra opção para essas degustações (em que é possível encontrar apreciadores de todos os níveis) são as lojas, restaurantes e importadoras que as promovem para seus clientes. O objetivo é vender mais, no entanto esses encontros possibilitam o conhecimento dos rótulos diferenciados e, muitas vezes, uma benéfica aproximação com os produtores. É uma prática na qual os dois lados se beneficiam.

E para quem quer trabalhar?

Já os que escolheram se dedicar ao serviço do vinho são os sommeliers, e embora muitos dos que ostentam esse título nunca trabalharam em um restaurante, essa formação foi a primeira (embora a profissão não seja reconhecida legalmente) a possibilitar a continuidade de estudo para os interessados no mundo do vinho aqui no Brasil.

Inicialmente, as salas eram cheias de garçons, maitrês e gerentes de alimentos e bebidas e somente alguns curiosos e vendedores. Hoje, a proporção é quase a mesma entre garçons, comerciantes e enófilos, fazendo com que os cursos se dividam em serviço do vinho e negócios, para que os dois grupos tenham suas necessidades de conhecimento bem atendidas.

Original: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/vinho-na-escola_1245.html#ixzz51zYUU3k9

 

 


A Adega Bartolomeu possui mais de 400 rótulos vindos de diversos países produtores, como Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França, ItáliaPortugal, Grécia, Austrália, Estados Unidos, Líbano e África do Sul e nosso objetivo é trabalhar com os melhores rótulos do mercado através de uma articulada rede de compras e importação. Nossa equipe de atendimento atua de forma profissional e eficiente para enviar a você seu produto com rapidez e segurança para qualquer cidade do Brasil.

Conheça nosso portfólio de vinhos e caso tenha dúvidas sobre nossos produtos converse com nosso sommelier online.

Fale Conosco: +55 (62) 3215-4500
Nosso WhatsApp: +55 (62) 99642-6548

Assuntos relacionados:
#vinhos #vinhotinto #vinhobranco #vinhorose #euamovinho #uvas #parreiras #vinhochileno #vinhouruguaio #vinhoespanhol #vinhofrances #vinhoitaliano #vinhoportugues #vinhoargentino #adegabartolomeu

Rótulos Premiados do Mundo

Os melhores vinhos das principais regiões produtoras

Preços Imbatíveis no Brasil

Importados diretos para você pagar menos

Seleção por Sommelier

Nosso Sommelier seleciona cada rótulo da adega

Compra 100% Segura

Pague com total proteção • Boleto • Pix