A Fantástica História da Bodega Valduero

Vinhos que descançam dentro de cavernas no interior de uma montanha. O resultado desta paixão pela terra, levou-os a poderem orgulhar-se de vinhos com filosofia própria, com envelhecimento prolongado em madeiras de diferentes origens.

Depois de conhecer essa históra, saborear os vinhos dessa bodega nunca será a mesma, venha e conheça essa história…

VALDUERO nasceu em 1984, sendo uma das vinícolas pioneiras em Ribera del Duero. É a história de um trio único formado por Gregorio García Álvarez, Yolanda e Carolina García Viadero: juntos eles constituem a primeira geraçãode enólogos da história de seus ancestrais, que têm um único objetivo: ser uma das vinícolas mais prestigiadas de Espanha e Europa.

Gregorio, engenheiro industrial, Yolanda, agrônomo e mestre em Enologia, e Carolina, formada em história da arte e MBA, se unem em uma equipe de sócios chamados a se encaixar como as peças de um quebra-cabeça: trilham um longo e bem-sucedido caminho, hoje atormentada por prémios internacionais e grande reconhecimento pelos seus vinhos, vários deles entre os 10 melhores da Europa.

Nas palavras de Yolanda García Viadero:

“Eu queria uma grande vinícola, não uma vinícola grande”

“Queríamos ser um dos castelos mais prestigiados do mundo, queríamos fazer de cada garrafa um tesouro.”

“Temos garrafas que são únicas pelo seu artesanato, e pela sua excelência, por aquela qualidade que se baseia nas mãos humanas e na viticultura natural, face à industrialização das plantações e da produção” – Carolina Garcia Viadero

Hoje, Valduero exporta para mais de 60 países em diferentes continentes, defendendo a produção artesanal e o cultivo natural com um dos rendimentos mais baixos por hectare do mundo.

Filosofia dos nossos vinhos

O resultado desta paixão pela terra, levou-os a poderem orgulhar-se de vinhos com filosofia própria, com envelhecimento prolongado em madeiras de diferentes origens. Os seus vinhos passam por pelo menos dois carvalhos de diferentes origens.

Uma selecção de madeiras feita pessoalmente por Yolanda, que defende: “fazer vinho é como cozinhar lentamente, queremos que os nossos vinhos tenham complexidade aromática para que o nosso Tempranillo seja reconhecível, visto que tradicionalmente o cultivamos e seleccionamos nas vinhas, cacho a cacho”, comentam Yolanda e Carolina, então nossa filosofia é cuidar dela com carinho, não usar produtos químicos e trazer artesanato para a seleção e cuidado de cada cacho.

Plantação de Vinhas

Em 1989, eles começaram a comprar terras no atual triângulo dourado da Ribera del Duero:Entre Gumiel de Mercado e Villanueva de Gumiel, nos pontos mais altos da Ribera del Duero, entre 800 e 900 metros de latitude acima do nível do mar.

Hoje pioneira na Ribera del Duero, Valduero possui 150 hectares de vinhas, todas plantadas em “vidro”, ou seja, com absoluto respeito pela terra:“Não pedimos mais do que aquilo que naturalmente nos dá: entre 4000 e 3000 quilos por hectare”.

Os vinhos mais cobiçados como VALDUERO LANTIGUA e VALDUERO 12 ANOS vêm de cachos selecionados que nascem e crescem sozinhos na planta.

As vinhas Valduero não são regadas, respeitando assim os aquíferos naturais, garantindo que o seu TEMPRANILLO tenha um nível de concentração que, juntamente com a extraordinária acidez, permite aos vinhos VALDUERO envelhecer lentamente e envelhecer anos com o tempo e paixão.

Em 1990, Valduero produziu seu primeiro branco, que foi premiado internacionalmente na Alemanha, Suíça e EUA, desafiando a DO Ribera del Duero, que não aprovava a uva Albillo em sua denominação. Vinte anos após o compromisso persistente de VALDUERO com a uva Albillo, o branco da Ribera del Duero é a capa de todos os artigos de enologia.

 

VALDUERO BLANCO é listado pela revista Vinum como um dos 10 melhores brancos da Espanha e pela revista Decanter como um dos 20 melhores brancos da Europa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PORÃO

Em 2006, iniciou-se a construção de uma adega subterrânea, escavada numa montanha, com o objetivo de DESPESA ENERGÉTICA “ZERO”. “VAULTS SUBTERRÂNEOS NAS QUAIS SE PREPARAM E ELEVAM VINHO COM TEMPERATURA E UMIDADE CONSTANTES AO LONGO DO ANO E SEM DESPESAS DE ENERGIA”

Em 2020, na ânsia de continuar a ascender na excelência e na produção artesanal, perfuraram o topo da montanha, para prensar as uvas por gravidade. As uvas cairão directamente em pequenas cubas, onde culmina o processo artesanal e natural que dá uma volta final do parafuso na obtenção da excelência artesanal.

AS GALERIAS A 30 METROS DE PROFUNDIDADE

Em 2010, Valduero perfurou a segunda montanha, o que é uma experiência e tanto pela sua naturalidade e autenticidade. As extensas cavernas escavadas sob a montanha abrigam mais de 3.800 barris. Parte delas é uma caverna histórica do século XIX.

O passeio ascendente por estas grutas culmina num bonito miradouro, uma velha manada de gado, convertida numa bonita torre de vigia -LA TENADA-, da qual se avistam as vinhas. Rodeado de antiguidades e com uma lareira acolhedora, os amigos, sócios e clientes de Valduero desfrutam com exclusividade e -A PORTA FECHADA- as maravilhosas harmonias de Valduero com a gastronomia local ou com chefs com estrelas Michelin que os sócios convidam a cozinhar.

BARREL CLUB LA TENADA DE VALDUERO

Em 2010, Valduero fundou o seu CLUBE DE BARRICAS -LA TENADA DE VALDUERO-, com o qual dá um tratamento exclusivo e oferece uma experiência inesquecível aos seus 175 membros, aos quais entregam as chaves de uma das melhores adegas de Espanha, fechando o portas para seu uso pessoal.

Seus 24 membros honorários incluem figuras de grande prestígio: Mario Vargas Llosa, Ken Follett, Carlos Herrera, Elena Arzak, Mark Knopfler, Plácido Domingo, Martín Berasategui, Agatha Ruiz de la Prada, Antonio López, Ana Rosa Quintana, Vicente del Bosque, Cristiano Ronaldo , Rafael Ansón, Loquillo, Isabel Coixet e um longo etc.

Com 300 garrafas personalizadas acedem aos melhores coupages da empresa e vivenciam o luxo nas suas instalações únicas: grutas naturais onde os vinhos dormem até serem desarrolhados.

“Estamos honrados em aceitar o título de sócio honorário, e sentimos que existe um antes e depois de cada uma dessas visitas, da mesma forma, cada um de nossos parceiros representa uma parte da Valduero, eles nos honram com confiando ano após ano em que Valduero é o seu luxo” – Mario Vargas Llosa.

É uma experiência e tanto caminhar pelas cavernas cheias de barris, cavadas 24 metros abaixo da montanha, onde dormem pacientemente as Reservas Valduero e as Grandes Reservas: uma forma única de fazer os vinhos voltarem à terra-mãe, no fundo da montanha, envelhecendo para se tornarem joias de alto valor.

FUNDAÇÃO DO MUSEU “EL ARTE DE VALDUERO

Em 2017, a VALDUERO fundou o seu Museu -EL ARTE de VALDUERO-, uma aposta original no âmbito da reciclagem de barricas usadas, e apoio permanente da Valduero à cultura e à arte. Em 2015, a VALDUERO, no seu constante compromisso com a cultura e a arte, criou um concurso denominado VALDUERO CON LAS BELLAS ARTES que em 2021 celebrará a sua VI edição.

Contando com a inestimável colaboração da Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, instituiu um concurso no qual os alunos transformam um barril numa original e única obra de arte.

Em 2017, o gênio da pintura Dom Antonio López inaugurou o museu “EL ARTE DE VALDUERO”, onde as obras criadas pelos alunos são exibidas em uma base rotativa e onde os mais de 3000 visitantes anuais da vinícola podem admirar e desfrutar delas.

Com esta iniciativa a VALDUERO completa a ideia de renovar e reciclar, transformando, neste caso, barris de resíduos em obras de arte, concedendo bolsas a futuros génios da arte.

COMERCIALIZAÇÃO ARTESANAL

Uma das paixões de Yolanda García Viadero é o cuidado respeitoso com uma uva Tempranillo, de altiplano e de baixíssima safra. Ela implementou a seleção, cacho a cacho, dentro da vinha há mais de 30 anos, planejando plantações livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, cujas vinhas crescem naturalmente sem esgotar os aqüíferos da região.

Tudo na VALDUERO é pensado e cuidado nos mínimos detalhes para que cada garrafa seja uma peça única que represente valores, delicadeza e um esforço constante pela excelência. Por isso, o marketing teve que ser dotado da mesma filosofia, seguindo valores tão primorosos.

Produzimos 380.000 garrafas, nos abastecemos com nossas próprias uvas e não queremos crescer.

“Eu sempre quis uma ÓTIMA vinícola, não uma GRANDE vinícola”,

Temos distribuidores em mais de 60 PAÍSES, muitos deles AMIGOS, são nossos embaixadores, pessoas que contam com o apoio da nossa equipa e que em todo o momento têm a chave da adega para entreter os seus clientes.

Na época, INVESTIMOS O COTOVELO, COM NOSSOS IMPORTADORES E DISTRIBUIDORES, NA CONSTRUÇÃO DA MARCA VALDUERO, PAÍS POR PAÍS, REGIÃO POR REGIÃO. Passados ​​35 anos, continuamos a servir na primeira pessoa, rodeados por uma equipa excepcional CUJA PAIXÃO QUE QUALQUER CLIENTE CHAME A VALDUERO DE AMIGO.

Nossos vinhos são encontrados em toda a Europa, no continente americano, na Rússia e em muitos países do continente asiático.

Supermercados e armazéns não fazem parte dos nossos canais de distribuição em Espanha, porque nunca quisemos ter pressões comerciais que nos levassem a crescer acima do que nos permitem as nossas terras e a nossa capacidade artesanal.

 

ALTA RESOLUÇÃO

À qual dedicamos todo o nosso investimento e esforço e à qual chegamos através dos nossos distribuidores. Dentro de nossas cavernas subterrâneas há homenagens constantes aos restaurantes, e NOSSOS HONRÁVEIS PARCEIROS INCLUEM ELENA ARZAK E MARTIN BERASATEGUI, acreditamos firmemente na Espanha como uma potência gastronômica e apoiamos essa projeção em todo o mundo, patrocinando conferências em diferentes países e intercâmbios entre restaurantes.

VAMOS FAZER UM BREVE HISTÓRICO SOBRE VALDUERO BLANCO 

PRODUTOR – Valduero, A Valduero é uma bodega familiar e uma das primeiras da D.O. Ribera del Duero. Foi fundada por Gregorio García Álvarez em 1984 no pequeno vilarejo de Gumiel de Mercado, situado a 16km de Aranda del Duero, no coração da Ribera del Duero. Yolanda García Viadero, filha do fundador e agrônoma, se encantou com a viticultura tradicional da região e com a uva Tinto Fino produzida por aquelas vinhas especiais. Catalogou tal uva como “excepcional e única na Espanha, com forte caráter de um terroir exclusivo, que aporta uma estrutura e acidez aos vinhos elevando-os aos mais altos níveis de qualidade do mundo”. Yolanda está convencida de que uma grande uva necessita de tempo e cuidado para expressar o melhor de si. Considera absolutamente necessário o tempo de madurecimento tanto em barrica como em garrafa e cuida dos mínimos detalhes em respeito ao que lhe fornecem vinhas tão especiais. Por isso, na Valduero os vinhos são amadurecidos e mantidos na bodega até que alcancem a harmonia entre intensidade e elegância. Valduero os vinhedos não são irrigados e também não recebem abonos químicos, apenas orgânicos.
TIPO DE UVA – Albilo

REGIÃO PRODUTORA – Ribeira del Duero

PAÍS – Espanha
SAFRA – 2016
VOLUME -750ml
DEGUSTAÇÃO – Vinho Valduero Garcia Viadero amarelo-palha esverdeado e brilhante. Aroma: muito límpido e puro, lembrando abacaxi, grapefruit e flores brancas, típicos da variedade Albillo. Sabor: na boca mostra bom corpo, estrutura, untuosidade e densidade que, combinadas à boa e refrescante acidez, resulta um branco intenso e com final de boca persistente.
AMADURECIMENTO – Vinho Valduero Garcia Viadero  fermentação alcoólica em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada. Amadurecimento: breve em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura.
DESTAQUE – Vinho Valduero Garcia Viadero 2007: WA90 – 2006: WA89 / Prata no DWWA 2009 / Ouro no Zarcillo 2009
INFORMAÇÕES – Vinho Valduero Garcia Viadero, Produzido exclusivamente com a uva Albillo (uma variedade branca autóctone do norte espanhol) dos solos argilo-calcários e arenosos da Finca La Yunquera (815msnm.), no vilarejo de Gumiel de Mercado, o García Viadero foi o primeiro vinho branco produzido na D.O. Ribera del Duero. Trata-se de um branco com bom corpo, denso e untuoso, com nuanças de frutas cítricas.

 

Fora de estoque
R$151,20 no boleto ou pix R$168,00 Em até 3x de R$56,00

A Adega Bartolomeu possui mais de 400 rótulos vindos de diversos países produtores, como Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, França, ItáliaPortugal, Grécia, Austrália, Estados Unidos, Líbano e África do Sul e nosso objetivo é trabalhar com os melhores rótulos do mercado através de uma articulada rede de compras e importação. Nossa equipe de atendimento atua de forma profissional e eficiente para enviar a você seu produto com rapidez e segurança para qualquer cidade do Brasil.

Conheça nosso portfólio de vinhos e caso tenha dúvidas sobre nossos produtos converse com nosso sommelier online.

Fale Conosco: +55 (62) 3215-4500
Nosso WhatsApp: +55 (62) 9921-5597

Assuntos relacionados:
#vinhos #vinhotinto #vinhobranco #vinhorose #euamovinho #uvas #parreiras #vinhochileno #vinhouruguaio #vinhoespanhol #vinhofrances #vinhoitaliano #vinhoportugues #vinhoargentino #adegabartolomeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.